Catequese sobre os Mandamentos – 4
Prezados irmãos e irmãs, bom dia!
Ouvimos o primeiro mandamento do Decálogo: «Não terás
outros deuses diante da minha face» (Êx 20, 3). É bom refletir
sobre o tema da idolatria, que é de grande alcance e atualidade. A
ordem proíbe que se façam ídolos[1] ou imagens[2] de qualquer tipo de
realidade: [3] com efeito, tudo pode ser usado como ídolo.
Referimo-nos a uma tendência humana, que não poupa nem crentes nem ateus. Por
exemplo, nós cristãos podemos interrogar-nos: qual é verdadeiramente o meu
Deus? É o Amor Uno e Trino ou então a minha imagem, o meu sucesso pessoal,
talvez dentro da Igreja? «A idolatria não diz respeito apenas aos falsos cultos
do paganismo. Continua a ser uma tentação constante para a fé. Ela consiste em
divinizar o que não é Deus» (Catecismo da Igreja Católica, n. 2113).
O que é um “deus” no plano existencial? É aquilo que
está no cerne da própria vida e do qual depende o que fazemos e
pensamos.[4] Podemos crescer numa família cristã de nome, mas na realidade
centrada em pontos de referência alheios ao Evangelho.[5] O ser humano não
vive sem se centrar em algo. Eis, então, que o mundo oferece o “supermarket”
dos ídolos, que podem ser objetos, imagens, ideias, papéis.
Por
exemplo, inclusive a oração. Devemos rezar a Deus, nosso Pai. Recordo que certa
vez fui a uma paróquia na diocese de Buenos Aires para celebrar uma Missa e
depois devia fazer as crismas noutra paróquia, a 1 km de distância. Fui a pé e
atravessei um bonito parque. Mas naquele parque havia mais de 50 mesinhas, cada
uma com duas cadeiras e as pessoas sentadas uma em frente da outra. O que
faziam? Jogo de cartas. Iam ali “para rezar” ao ídolo. Em vez de rezar a Deus,
que é providência do futuro, iam ali porque liam as cartas para ler o futuro.
Esta é uma idolatria dos nossos tempos. Pergunto-vos: quantos de vós fostes,
para que vos lessem as cartas a fim de ver o futuro? Quantos de vós, por
exemplo, fostes para que vos lessem as mãos a fim de ler o futuro, em vez de
rezar ao Senhor? Esta é a diferença: o Senhor está vivo; os outros são ídolos,
idolatrias que não servem.
Como se desenvolve uma idolatria? O mandamento
descreve algumas fases: «Não farás para ti escultura, nem figura alguma [...] /
Não te prostrarás diante delas / e não lhes prestarás culto» (Êx 20,
4-5). A palavra “ídolo” em grego deriva do verbo “ver”.[6] O
ídolo é uma “visão” que tende a tornar-se uma fixação, uma obsessão. Na
realidade, o ídolo é uma projeção de nós mesmos nos objetos ou nos projetos.
Por exemplo, é desta dinâmica que se serve a publicidade: não vejo o objeto em
si, mas concebo aquele automóvel, aquele smartphone, aquele papel — ou outras
coisas — como um meio para me realizar e responder às minhas necessidades
essenciais. E procuro isto, falo disso, penso naquilo; a ideia de possuir tal
objeto ou de realizar aquele projeto, alcançar essa posição, parece uma via
maravilhosa para a felicidade, uma torre para chegar ao céu (cf. Gn 11,
1-9), e tudo se torna funcional para esta meta.
Então, entramos na segunda da fase: «Não te
prostrarás diante delas». Os ídolos exigem um culto, rituais; a eles as
pessoas prostram-se e sacrificam tudo. Faziam-se sacrifícios humanos aos ídolos
na antiguidade, mas também hoje: pela carreira sacrificam-se os filhos,
descuidando-os ou simplesmente deixando de os gerar; a beleza exige sacrifícios
humanos. Quantas horas diante do espelho! Certas pessoas, determinadas
mulheres, quanto gastam para se pintar! Também esta é uma idolatria. Não é
negativo pintar-se, mas de modo normal, não para se tornar uma deusa. A beleza
exige sacrifícios humanos. A fama requer a imolação de si mesmo, da própria
inocência e autenticidade. Os ídolos pedem sangue. O dinheiro rouba a vida e o
prazer leva à solidão. As estruturas económicas sacrificam vidas humanas para
obter maiores lucros. Pensemos em tantas pessoas desempregadas. Porquê? Porque
às vezes acontece que os empresários daquela empresa, dessa firma, decidiram
despedir as pessoas, para ganhar mais dinheiro. O ídolo do dinheiro. Vive-se na
hipocrisia, fazendo e dizendo o que os outros esperam, porque é o deus da
própria afirmação que o impõe. E arruínam-se vidas, destroem-se famílias e
abandonam-se jovens nas mãos de modelos arrasadores, contanto que aumente o
lucro. Também a droga é um ídolo. Quantos jovens estragam a saúde, até a vida,
adorando este ídolo da droga.
Aqui chegamos à terceira e mais trágica fase: «...e
não lhes prestarás culto», diz. Os ídolos escravizam. Prometem a
felicidade, mas não a dão; e passamos a viver por aquela coisa, por essa visão,
arrebatados num vórtice autodestruidor, à espera de um resultado que nunca
chega.
Caros
irmãos e irmãs, os ídolos prometem a vida, mas na realidade tiram-na. O Deus
verdadeiro não pede a vida, mas doa-a, concede-a. O Deus verdadeiro não oferece
uma projeção do nosso sucesso, mas ensina a amar. O Deus verdadeiro não pede
filhos, mas dá o seu Filho por nós. Os ídolos projetam hipóteses futuras e
fazem desprezar o presente; o Deus verdadeiro ensina a viver na realidade de
cada dia, no concreto, não com ilusões sobre o porvir: hoje, amanhã e depois de
amanhã, a caminho do futuro. A concretude do Deus verdadeiro contra a liquidez
dos ídolos. Hoje convido-vos a pensar: quantos ídolos tenho, ou qual é o meu
ídolo preferido? Pois reconhecer as próprias idolatrias é um início da graça, e
põe no caminho do amor. Com efeito, o amor é incompatível com a idolatria: se
algo se torna absoluto e intocável, então é mais importante que um cônjuge, um
filho ou uma amizade. O apego a um objeto ou a uma ideia torna-nos cegos ao
amor. E assim, para ir atrás dos ídolos, de um ídolo, podemos chegar a renegar
o pai, a mãe, os filhos, a esposa, o esposo, a família... as coisas mais
queridas. O apego a um objeto ou a uma ideia torna-nos cegos ao amor. Levai
isto no coração: os ídolos roubam-nos o amor, os ídolos tornam-nos cegos ao
amor, e para amar autenticamente é preciso libertar-se de todos os ídolos. Qual
é o meu ídolo? Elimina-o e lança-o da janela!
Papa Francisco
Catequese
na audiência geral 1.08.2018
[1] O termo Pesel indica «uma imagem divina originariamente esculpida na madeira ou na pedra, e sobretudo no metal» (L. Koehler — W. Baumgartner, The Hebrew and Aramaic Lexicon of the Old Testament, vol. 3, p. 949).
[2] O vocábulo Temunah tem um
significado muito vasto, reconduzível a “semelhança, forma”; portanto, a
proibição é muito ampla e estas imagens podem ser de todos os tipos (cf. L.
Koehler — W. Baumgartner, Op. cit., vol. 1, p. 504).
[3] O comando não proíbe as imagens em si mesmas
— o próprio Deus ordenará a Moisés que realize os querubins de ouro para a
tampa da arca (cf. Êx 25, 18) e uma serpente de bronze
(cf. Nm 21, 8) — mas proíbe adorá-las e prestar-lhes culto, ou
seja, todo o processo de deificação de algo, não só a
reprodução.
[4] A Bíblia judaica refere-se às idolatrias
cananeias com o termo Ba’al, que significa “senhorio, relação
íntima, realidade da qual se depende”. O ídolo é o que domina, arrebata o
coração e se torna eixo da vida (cf. Theological Lexicon of the Old
Testament, vol. 1, pp. 247-251).
[5] Cf. Catecismo da Igreja Católica,
n. 2114: «A idolatria é uma perversão do sentido religioso inato no homem.
Idólatra é aquele que “refere a sua indestrutível noção de Deus seja ao que
for, que não a Deus” (Orígenes, Contra Celsum, 2, 40)».
[6] A etimologia do grego eidolon,
derivada de eidos, é da raiz weid, que significa ver (cf. Grande
Lessico dell’Antico Testamento, Bréscia 1967, vol. III, p. 127)..
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