quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

A Vinda de Jesus

 
No  Advento do presente ano litúrgico , Ano A,  a Liturgia da Palavra, como que nos encaminha  para a segunda vinda de Jesus, acorda-nos para essa extraordinária vinda. “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do Homem.(…)”. Assim aconteceu no primeiro Evangelho do Avento. No Segundo Domingo do Advento, João diz-nos: “Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus (…).No terceiro Domingo, João Baptista volta a interpelar “És Tu Aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro?”. No quarto Domingo do Advento, confirma-se, “A virgem conceberá e dará à Luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’.(…)”.

O Nascimento de Jesus, o Nascimento do Reino de Deus, já é, está acontecendo se nós temos Fé. A intensidade, o “sabor” do Reino, surge na medida em que nos deixamos “apanhar”, conquistar por Deus. Celebrar o Natal sem se sentir visitado por esta Graça Divina não faz sentido algum. Viver o Natal é encarnar na nossa vida este Deus Menino que desinstala, que é pobre, que nasce sem as seguranças do mundo. Por outro lado, viver o Natal é encarnar Cristo, morto e Ressuscitado para nós e por nós. É aceitar estar com Ele nas alegrias e tristezas da vida, na esperança e na caridade. Este Reino realiza-se em ti, em mim, neles (…).É Jesus que vai vindo ao nosso encontro, e nós, iluminados pela sua Luz, pela sua Graça, dizemos-lhe: “Vem Senhor Jesus, confio em Ti, Tu estás sempre comigo”.
Esta é a “segunda vinda de Jesus”. É a vinda  que me atinge, que atinge a ti, a elas e a eles. Cabe a nós em liberdade e consciência, na vida concreta, recebê-Lo ou rejeitá-Lo, sendo que Ele é Fiel e nos ama com Misericórdia infinita. Fomos Salvos Nele, queremos essa Salvação? Quando amamos dizemos-Lhe sim, quando não, não!
Na prática e em jeito de brincadeira séria, a questão é, como dizia um amigo  neste Natal na sua homilia: “Não sejas vinagre, sê mel para o teu próximo ”. Quero ser mel  para os outros , mesmo quando a vida me é amarga? Quando sim, estou a abraçar Jesus Criança e Jesus na Cruz.
Deixa-te tocar por Jesus…Não tenhas  medo!
Feliz Ano Novo 2017!
Com amizade,
Blog Catequese Missionária

Nenhum comentário:

Postar um comentário