domingo, 17 de maio de 2015

Profetas, Sacerdotes e Reis em Cristo Jesus !


  
«O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu: enviou-me para levar a boa-nova aos que sofrem, para curar os desesperados, para anunciar a libertação aos exi­­lados e a liberdade aos prisioneiros; para proclamar um ano da graça do Senhor» Is 61,1-2

    Esta passagem do Livro de Isaías “Missão do Profeta”, foi assumida na sua plenitude por Jesus Cristo (Lc 4,18-19). De facto, Jesus é o Verdadeiro Profeta, Sacerdote e Rei. Estas Palavras do Livro de Isaías,  foram proferidas por Jesus na sinagoga, pouco depois do seu Baptismo, é O Espírito Santo que está sobre Ele. Sabemos, como nos conta São Lucas, que o resultado da “Sua Iniciação Messiânica” foi a expulsão do templo, e  sabemos também, que toda a “Sua Pregação” e “Testemunho da Verdade”, O levaram à “Morte na Cruz”, pois mais uma vez, o próprio Deus foi rejeitado pelo seu povo. Jesus morreu mas Ressuscitou, ninguém lhe tirou a vida é Ele que a dá.

    « O Santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá  acesso aos outros sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus; tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão.» (Catecismo da Igreja Católica, 1213)

    «Os baptizados tornaram-se «pedras vivas» para « a edificação dum edifício espiritual, para um sacerdócio santo» (1 Pe 2,5). Pelo Baptismo, participam no sacerdócio de Cristo, na sua missão profética e real, são «raça eleita, sacerdócio de reis, nação santa, povo que Deus tornou seu», para anunciar os louvores d’Aquele que os «chamou das trevas à sua luz admirável» (1 Pe 2,9). O Baptismo confere a participação no sacerdócio comum dos fieis.» (Catecismo da Igreja Católica, 1268).

    Escolhi estas duas citações do Catecismo da Igreja Católica para realçar que todos nós os baptizados, os fieis, somos profetas, sacerdotes e reis em Cristo Jesus. Então a Palavra do Livro de Isaías também é para ser assumida e testemunhada por nós no quotidiano. Também “O Espírito do Senhor está sobre nós, e nos ungiu: enviando-nos a levar a boa-nova aos que sofrem, a curar os desesperados, a anunciar a libertação aos exi­­lados e a liberdade aos prisioneiros; a proclamar um ano da graça do Senhor”, tudo em Cristo Senhor para Glória de Deus Pai.
    Pelo Baptismo, todos nós os fieis somos Missionários, participantes activos da “Missão de Cristo”, que continua aqui, ali e agora!  
    Deus, no nosso tempo ainda continua a ser rejeitado, então, se nesta missão formos perseguidos e mal tratados, não desanimemos, pois Jesus, Deus Pai e o Espírito Santo estão connosco e ninguém nos poderá tirar a vida, porque é Ele que a dá!


Diac. José Luís Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário