sábado, 1 de julho de 2023

«Eu sou o Deus todo-poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito». Gn17, 1


Evangelho segundo São Mateus 
8,1-4.

Ao descer Jesus do monte, seguia-O uma grande multidão.
Veio então prostrar-se diante dele um leproso, que Lhe disse: «Senhor, se quiseres, podes curar-me».
Jesus estendeu a mão e tocou-o, dizendo: «Eu quero: fica curado». E imediatamente ficou curado da lepra.
Disse-lhe Jesus: «Não digas nada a ninguém; mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferta que Moisés ordenou, para que lhes sirva de testemunho».

Tradução litúrgica da Bíblia

Simeão

Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego

Hino n.º 30

«Jesus estendeu a mão e tocou-o, dizendo: "Eu quero, fica curado"»

Antes de brilhar a luz divina,

não me conhecia a mim mesmo.

Vendo-me nas trevas e na prisão,

preso num lamaçal,

coberto de sujidade, ferido, com a carne inchada [...],

caí aos pés daquele que me iluminara.

E Aquele que me iluminara tocou com suas mãos

nas minhas cadeias e nas minhas feridas;

no sítio onde a sua mão tocou e onde o seu dedo chegou,

no mesmo momento se soltaram as cadeias,

daí desapareceram as feridas e toda a sujidade.

A mácula da minha carne desapareceu [...],

pois Ele tornou-a semelhante à sua mão divina.

Estranha maravilha: a minha carne, a minha alma e o meu corpo

participam da glória divina.

 

Assim que fui purificado e libertado das minhas cadeias,

eis que Ele me estende uma mão divina,

me retira completamente do lamaçal,

me abraça e Se me lança ao pescoço,

cobrindo-me de beijos (cf Lc 15,20).

E a mim, que estava completamente exausto,

e tinha perdido as forças,

põe-me aos ombros (cf Lc 15,5),

e leva-me para fora do meu inferno. [...]

 

Ele é a luz que me transporta e me sustenta;

e me conduz para uma grande luz. [...]

Ele permite-me contemplá-la, por estranha renovação,

Ele próprio me tornou a formar (cf Gn 2,7) e me arrancou à corrupção.

Concedeu-me o dom da vida imortal,

revestiu-me com uma túnica imaterial e luminosa,

e deu-me sandálias, um anel e uma coroa

incorruptíveis e eternos (cf Lc 15,22).


Texto: Retirado do Site do "Evangelho Quotidiano"- https://www.evangelhoquotidiano.org/-em 30/06/2023-Liturgia do dia.

Imagem: Retirada da "Google imagens" em 01/07/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário