sábado, 4 de abril de 2020

Jesus tentado no deserto


«Então, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, a fim de ser tentado pelo diabo. Jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome.
O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se Tu és o Filho de Deus, ordena que estas pedras se convertam em pães.» Respondeu-lhe Jesus: «Está escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.» 
Então, o diabo conduziu-o à cidade santa e, colocando-o sobre o pináculo do templo, disse-lhe:
               «Se Tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, pois está escrito:
               Dará a teu respeito ordens aos seus anjos;
               eles suster-te-ão nas suas mãos
               para que os teus pés não se firam nalguma pedra.» 
Disse-lhe Jesus: «Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus!» 
Em seguida, o diabo conduziu-o a um monte muito alto e, mostrando-lhe todos os reinos do mundo com a sua glória, disse-lhe: «Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.» Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto.» 
Então, o diabo deixou-O e chegaram os anjos e serviram-n’O.»   Mt 4,1-11

Jesus depois de ter sido baptizado, depois de ter sido confirmada a sua Identidade pelo  Espírito Santo “e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele”, e pelo Pai, “Este é o meu Filho muito amado no qual pus todo o meu agrado”, depois de tudo isto, o mesmo Espírito, conduziu Jesus ao deserto a fim de ser tentado.

No deserto

Jesus verdadeiro Homem e verdadeiro Deus, passados quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
O diabo aproximou-se de Jesus no deserto, e até parece que está preocupado com a situação de Jesus, mas em vez disso, tenta-O , se és Filho de Deus…, oferece-lhe pedras, para Jesus converter em pão. Jesus responde-lhe com a Palavra de Deus -«Está escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.» Dt 8,3.
No Jejum de Jesus, ressoa a confiança no Pai, na Verdade que É a Palavra de Deus. No silêncio do Deserto, Jesus encontrava-se também consigo próprio, a Palavra.

Nesta quaresma conseguiremos caminhar no deserto  jejuando, retirando tudo que é um peso, coisas sem valor da nossa vida. Pedras mortas, divertimentos, excessos, distrações e ilusões. Nesse caminhar precisamos de trazer a Palavra de Deus para a nossa vida.  Os nossos Irmãos na Fé, nos quarenta anos de travessia do deserto após libertação do Egipto, também tiveram fome e receberam o maná. E nós, temos fome? Nós precisamos de ter sede e fome da Palavra de Deus e do Pão do Céu, que é o próprio Jesus, para podermos saborear e ver como o Senhor é bom. Quando a Palavra é acolhida, quando há encontro entre a Palavra e a nossa vida, há conversão, há alegria que não é diversão. Essa conversão leva-nos a servir o próximo com palavras e boas acções, dá muito fruto!

No templo de Jerusalém 

O diabo não desiste, e conduz Jesus ao templo de  Jerusalém. Conduzir alguém parece ser um gesto simpático. Depois leva-O ao pináculo do templo e volta a tentá-l’O, utilizando a própria Palavra de Deus (Sl 91, 11-12). Se és Filho de Deus atira-Te daqui abaixo (... ). Disse-lhe Jesus: «Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus!» Dt 6, 16. 

Jesus sabe que o Pai é Amor, que Sua Palavra é pura, é do Coração de Deus para o coração do homem. Edifica, não destrói, dá ânimo, não é um espectáculo. Jesus conhece bem a vontade do Pai.
A Palavra, uma vez manipulada, já não é Palavra de Deus, são palavras de um falso profeta (do demónio). 

Jesus é o próprio Templo, verdadeiro Homem e verdadeiro Deus, Templo que Ele vai deixar que os homens destruam, por amor à Humanidade, mas  que, confiando no Pai, entregando o seu Espírito ao Pai, será erguido em três dias.
Jesus dá-se por amor, Ele será suspenso no madeiro da cruz, cumprindo a Santa Vontade do Pai. No madeiro, Ele pedirá ao Pai pelos seus amigos e inimigos: “Pai, perdoa-lhes pois não sabem o que fazem”.

Nesta quaresma, deveremos descobrir que em Cristo Jesus, somos a pedras vivas do Templo do Senhor, somos a Igreja de Cristo. 

Devemos fazer memória de que pelo nosso Baptismo, também nós morremos e Ressuscitamos com Cristo. No Baptismo fomos lavados, no Baptismo somos iluminados pela Luz de Cristo, as nossas vestes tornaram-se de brancura  resplandecente. Na Confirmação recebemos a Sabedoria de Deus, os seus Dons, o Espírito Santo.  Pelos Sacramentos da Cura vamos sendo curados, lentamente, em cada dia da nossa vida, vamos confirmando e experimentado a Graça do Senhor. 
Alimentados pelo Amor, através da Eucaristia, sentimos que não estamos sós, que vivemos e em tudo dependemos D’Aquele que nos dá a Vida, e a Vida em Abundância.  
E, se somos de Cristo, somos chamados a ir dando a nossa vida pelo nosso próximo, por amor, “Amai-vos uns aos outros como Eu vos Amei”; a ser lenha para aquecer os outros, a ser ponte de encontro entre Deus e os mais afastados, a ser luz no meio das trevas, caminho para o Pai. Somos chamados  rezar por nós e pelos nossos irmãos, pedindo a bênção de Deus para todos, sem excepção.
Vamos descobrindo que ser Cristão, ser Igreja, não é um espectáculo, mas que é ser verdadeiramente feliz, esperando e sonhando que todos encontrem essa felicidade, razões para viver!

No alto monte

 O diabo conduziu-O a um alto monte, de onde se podiam ver todos os reinos da terra e seu poder. O demónio aqui esquece a identidade de Jesus, e oferece-lhe o poder dos homens  se Ele o adorar. Jesus responde com a Palavra de Deus  mais uma vez: « Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto.» Dt 10,20. Jesus conhece verdadeiramente o Pai e os seus sonhos.

O “poder”, com que o demónio tenta Jesus, parece grande mas é muito pequeno. A humildade de Jesus, parece pequena, mas é infinitamente grandiosa, poderosa. 

Então, “o diabo deixou-O e chegaram os anjos e serviram-n’O”, e voltamos ao deserto, ao ponto de partida para a Galileia, para o alto monte, para  Jerusalém e para o Céu.

Também no alto monte,  voltaria a ser confirmada a Divindade de Jesus. Na Transfiguração de Jesus, o Pai disse “ Este é o meu Filho muito Amado , no qual pus todo o meu enlevo; escutai-O”.

No alto do monte, Jesus proclamou as “Bem-aventuranças”, toda a dinâmica do Reino de Deus. Jesus não veio para ser servido, mas para servir. Jesus é Rei, deixou-se coroar com uma coroa de espinhos. Jesus é Rei, dando a Sua Vida numa cruz, para que todos possam ter a vida. Jesus subiu ao monte para orar ao Pai, para se encontrar com o Pai. 

Nesta quaresma, deveremos descobrir que em Cristo Jesus, somos chamados a ser servidores do Reino de Deus, do Reino do Amor; a servir, os nossos amigos e orar pelos inimigos, segundo a vontade do Pai, onde, e como Ele nos disser; a servir em liberdade, sem amarras, despidos de qualquer poder. Temos que ir  aprendendo a tudo perder, a “esvaziar-nos do mundo”,  para tudo ganharmos, a “Vida Eterna”. 
Precisamos de nos “encher de Jesus”, “ já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”, para transmitir Jesus ao nosso próximo. Toda nossa glória estará em Deus, que Vive Reina pelos séculos dos séculos. Ámen

Texto: Quaresma 2020- Blog Catequese Missionária
Imagem: Retirada da Google Imagens 

Nenhum comentário:

Postar um comentário