domingo, 4 de maio de 2014

SÊ MISSIONÁRIO PERDOANDO ...


“ Na Primeira tarde desse dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos  se achavam juntos, com medo dos judeus, veio Jesus pôr-se no meio deles e disse-lhes: «A paz seja convosco». Dizendo isto, mostrou-lhes as  mãos e o lado. Alegraram-se os discípulos, vendo o Senhor. E Ele disse-lhes de novo: « A paz seja convosco. Assim como  o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto soprou sobre eles e disse-lhes: « Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos».” Jo, 20, 19-23

Neste maravilhoso trecho  Pascal e Missionário, a Misericórdia está “sublinhada”. Toda a vida de Jesus está centrada no amor, um  Único Amor , o Amor de Deus. Jesus quer que todos nós participemos nesse mesmo Amor :  “Dei-lhes a conhecer o Teu nome e dá-lo-ei a conhecer, para que o amor com que Me amaste esteja neles e Eu esteja neles também» Jo 17, 26. Por Jesus, e em Jesus, somos convidados a permanecer no seio da Santíssima Trindade.

O Coração de Jesus está aberto para todos alcançar. Chagas abertas  por amor ao Pai, e por toda a humanidade. Suas mãos  foram presas ao madeiro para nos libertar. Jesus pagou a nossa dívida, o nosso resgate, todos os nossos pecados.  O Verdadeiro Homem e Vedadeiro Deus, morreu e Ressuscitou por nós, pobres e pecadores, eis a mensagem a anunciar!

Para que “a paz seja connosco”,  é preciso em primeiro lugar  perdoar-nos a nós próprios, aceitarmos  as nossas fragilidades, as nossas fraquezas, medos, faltas de amor (…), e com confiança, ao Pai tudo entregar. Antes de termos sido concebidos, Ele primeiro nos amou, sim, o Nosso Pai muito nos amou e nos ama.

Para que “ a paz seja connosco”  é preciso perdoarmos quem nos ofende. Se sou marido,  tenho que perdoar a esposa , os filhos,  se quero anunciar Jesus com a minha vida. Se sou filho, tenho que perdoar os meus pais, os meus familiares, se quero anunciar Jesus com a minha vida. Se sou padre ou religioso , tenho que saber perdoar as comunidades, os irmãos, os colegas,  se quero anunciar Jesus com a minha vida. Se sou catequista, tenho que perdoar os meus catequizandos se lhes quero anunciar Jesus com a minha vida(...). Se não for capaz de perdoar o meu próximo, nesses momentos, não sou capaz de anunciar Jesus com a minha vida.  

Na “Missão dos senta e dois discípulos”, os  que Jesus  convocou e enviou  dois a  dois, quando voltaram, diz o Texto Sagrado: “ (…) regressaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até mesmo os demónios se nos sujeitaram em Teu nome!» Lc ,10,17.  Mas, mais adiante, Jesus lhes dirá: “Contudo, não vos alegreis, porque os espíritos vos obedecem , alegrai-vos , antes, por estarem os vossos nomes escritos nos Céus». Foi esta alegria que os discípulos sentiram ao verem Jesus Ressuscitado, Ele morreu e Ressuscitou, então,  com Ele morrerão e com Ele  onde Ressuscitar ! É com esta alegria que devemos anunciar Jesus!

Um pouco depois da passagem Bíblica do  “ envio dos setenta e dois discípulos", um dos Seus discípulos pediu a Jesus para os ensinar a rezar. Jesus respondeu-lhes assim: “(…)« Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino; dai-nos em cada dia o pão da nossa subsistência; perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende. E  não nos sujeiteis à tentação».” Lc11,2-4. Mais uma vez, o perdão se apresenta como uma condição básica para prosseguirmos o nosso caminho.

Enviai Senhor o Vosso Espírito, e  fazei de nós instrumentos da  Vossa Paz e Misericórdia . Ámen.

Diac. José Luís Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário